RESENHA LIVRO MENTES PERIGOSAS



 Olá pessoal! É com muito prazer que eu apresento a vocês Tamara do Blog Lê Café Rouge, Escritora e Engenheira no seu blog tem um conteúdo muito bom, visitem com certeza iram gostar. beijos
 http://lecaferouge.blogspot.com.br/p/tamara-mansur.html



 Livro: Mentes Perigosas
 Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva
 Editora: Fontanar
 Páginas: 227


Sinopse: Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem. “Mentes Perigosas” discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses “predadores sociais” com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de “pessoas do bem”. Eles podem arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas não matam. E, exatamente por isso, permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos ou diagnosticados. Por serem charmosos, eloqüentes, “inteligentes” e sedutores costumam não levantar a menor suspeita de quem realmente são. Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade. Em casos extremos, os psicopatas matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo e sem arrependimento. Porém, o que a sociedade desconhece é que os psicopatas, em sua grande maioria, não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns.

☣☣☣


Opinião:
Olá Olá! Sou Tamara Mansur, do blog Le Café Rouge e venho falar sobre a minha opinião a respeito desse livro. Bom, o que chama atenção é entender essa temática e como reconhecer psicopatas para nos proteger. O livro traz uma série de dicas e maneiras de identifica-los no dia a dia, na rua, no trabalho... Um ponto interessante do livro é a introdução, em que a escritora traz uma fábula que resume tudo o que vem depois:
“O escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu uma carona para chegar à outra margem. Desconfiado, o sapo respondeu: ‘Ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar seu veneno e eu vou morrer’.
Mesmo assim o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo, ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar.

Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme. Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente: ‘Porque essa é a minha natureza!”
Diante disso, percebemos que somos sapos perdidos num mundo repleto de escorpiões sedentos de poder e benefício próprio às nossas custas. Assustador! Atenção!

A escritora traz relatos reais de situações que vimos nos jornais e outras quais podemos até nos identificar. É possível entender melhor esse mundo maligno! Ela nos abre os olhos para identificar e julgar, fazendo-me pensar o tempo inteiro se conhecemos alguém assim, se conhecemos alguém que conhece alguém assim... Mas cuidado, não confundam um psicopata com uma pessoa apenas antissocial ou introspectiva. É muito mais que isso! As pessoas normais têm algum tipo inquietude mental e um apreço pelas coisas enorme... Elas se importam, sentem, sofrem e amam. Essas são características de pessoas do bem, e não dos psicopatas. Os psicopatas são cruéis, insensíveis e não sentem absolutamente nada. O grande problema é que eles são tão maléficos e inteligentes, que são capazes de disfarçar tudo isso e são, provavelmente, os melhores atores que encontraremos por aí. Oscar? Reconhecimento? NÃO!

Diante de tantas características desmascaradas ao longo do livro, comecei a suspeitar de tudo e de todos. Quando me dava por mim, estava aliando todos os adjetivos a pessoas próximas, a conhecidos e a personagens. Quando você pensa em psicopata, logo pensa em serial killer, certo? Mas sabe quem também é psicopata? Golpistas, ladrões... O que eles têm em comum? O total desprezo pelo próximo e seu sentimento. Valores que não são desvirtuados, mas inexistentes. Mentes de extrema inteligência, mas de uma capacidade enorme de enganar, mentir e se dar bem com tudo isso.

Os relatos e explicações científicas no decorrer do livro são, de fato, de incrível absorção e revolta. É possível entender que a psicopatia é um ‘mal’ que infelizmente habita entre nós, portanto é de extrema importância que todos possam identifica-los, pois não há forma de curá-los. Você lê o livro o tempo inteiro torcendo para que em algum momento, ela diga: acalme-se, só estou assustando vocês! Mas não. Ela está te deixando em pânico mesmo!

Os psicopatas representam a minoria da população mundial, porém são responsáveis por um grande rastro de destruição. Então, eu aconselho a todos que têm consciência e querem se livrar desse tipo de situação, ou mesmo entende-las, leiam esse livro. Ele vai abrir as mentes de vocês

Comentários

  1. hello;
    have a nice day...
    ım following you on gfc
    ı hope you will be back my blog
    www.soslubadem.blogspot.com.tr

    ResponderExcluir
  2. Oláá!!
    Muito feliz de estar aparecendo por aqui com a minha resenha!! Eu acabei ficando enrolada e ontem ainda adoeci ''/ mas vou fazer a divulgação hoje!! :DD
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro, é um dos meus preferidos. Já li duas vezes e é um marco na minha vida de leitora.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso mesmo né! Também virou um dos meus preferidos! É todo um diferencial na vida ter lido, eu acho :)
      Beeijo

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas parece ser bastante interessante, vou ver nas livrarias se há disponível :) Esse livro não saiu também em série ou em filme, é que eu acho que conheço esse nome de algum lado ;)

    www.daysstyle.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, todo um mundo para a gente conhecer, sabe? Cheio de dicas muito interessantes para o dia a dia.
      então, tem um filme chamado Mentes Perigosas, mas não tem nada a ver com o livro não.. é até antigo hehe
      beeijo

      Excluir
  5. Eeee Tamara, que legal te ver como colunista aqui deste blog <3
    Parabéns!!!! Eu estou muito ansiosa para ler esse livro e sua resenha me atraiu ainda mais.
    Acho que é um livro que todos deveriam ler, afinal pode ajudar a salvar vidas <3
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas